Sem categoria

O que é Frameworks? [Definição] Tipos de Frameworks

Como programador, você não precisa começar do zero quando tem ferramentas projetadas para ajudá-lo em seus projetos. Frameworks são softwares desenvolvidos e usados ​​por desenvolvedores para construir aplicativos.

O que é Frameworks?

Uma vez que são frequentemente construídos, testados e otimizados por vários engenheiros de software e programadores experientes, os frameworks de software são versáteis, robustos e eficientes.

Usar uma estrutura de software para desenvolver aplicativos permite que você se concentre na funcionalidade de alto nível do aplicativo. Isso ocorre porque qualquer funcionalidade de baixo nível é tratada pela própria estrutura.

Por que usamos Frameworks?

O desenvolvimento de software é um processo complexo. Requer uma infinidade de tarefas, incluindo codificação, design e teste. Somente para a parte de codificação, os programadores tiveram que cuidar da sintaxe, declarações, coleta de lixo, instruções, exceções e muito mais.

As estruturas de software facilitam a vida dos desenvolvedores, permitindo que eles assumam o controle de todo o processo de desenvolvimento de software, ou a maior parte dele, a partir de uma única plataforma.

Vantagens de usar uma estrutura de software:

  • Auxilia no estabelecimento de melhores práticas de programação e no uso adequado de padrões de design
  • Código é mais seguro
  • Código duplicado e redundante pode ser evitado
  • Ajuda a desenvolver código consistente com menos bugs
  • Facilita o trabalho com tecnologias sofisticadas
  • Pode-se criar sua estrutura de software ou contribuir para estruturas de código aberto. Portanto, há uma melhoria contínua na funcionalidade
  • Vários segmentos de código e funcionalidades são pré-construídos e pré-testados. Isso torna os aplicativos mais confiáveis
  • Testar e depurar o código é muito mais fácil e pode ser feito até mesmo por desenvolvedores que não possuem o código
  • O tempo necessário para desenvolver um aplicativo é reduzido significativamente

O que se passa em um Framework?

Quando você instala uma estrutura de software, a primeira coisa que você precisa cuidar são os requisitos do sistema. Depois que um framework é instalado e configurado, ele cria uma estrutura de diretório.

Por exemplo, a fig. (i) ilustra a estrutura de diretórios do Laravel Framework . Cada uma dessas pastas pode ter diretórios adicionais. Os diretórios podem conter ainda arquivos, classes, rotinas de teste, modelos e muito mais.

Diferença entre uma biblioteca e uma estrutura

Alguns podem presumir que uma estrutura de software é uma coleção de bibliotecas, assim como as bibliotecas são uma coleção de rotinas pré-compiladas. No entanto, isso não é verdade, pois nem todas as estruturas de software usam ou dependem de bibliotecas.

A diferença entre uma biblioteca e uma estrutura é que a última chama o código. Oposto a isso, o código chama a biblioteca de software. Vamos entender isso com um exemplo:

curl é uma biblioteca em PHP. Quando você usa uma das funções curl, o código PHP chama essa função específica na biblioteca curl. Seu código é o chamador e o código da biblioteca é o receptor.

Quando você usa um framework PHP, como o Laravel, o relacionamento é invertido, e então o framework do software chama o código do aplicativo escrito no framework. Isso é tecnicamente conhecido como Inversão de Controle (IoC) .

Linguagem de programação vs frameworks

Uma linguagem de programação diz ao computador o que ele deve fazer. Cada linguagem de programação apresenta uma sintaxe e um conjunto particular de regras, que precisam ser seguidas toda vez que o código é escrito.

Uma estrutura de software é construída em cima de uma linguagem de programação. Por exemplo,

Rails, também conhecido como Ruby on Rails, é uma estrutura da web construída sobre a linguagem de programação Ruby.

Django e Flask são duas estruturas da web diferentes construídas sobre a linguagem de programação Python. Portanto, eles também são conhecidos como estruturas Python . React e Angular são estruturas da web de front-end construídas sobre a linguagem de programação JavaScript.

Tipos de estruturas

Como desenvolvedor, você deve estar atento às estruturas que melhor atendam às suas necessidades. Quer esteja trabalhando em um site, ciência de dados, gerenciamento de banco de dados ou aplicativos móveis, existem estruturas de software para todos os gêneros de programação de software.

Existem muitos tipos de estruturas de software para facilitar o desenvolvimento de aplicativos para uma ampla gama de domínios de desenvolvimento de aplicativos. Vamos mergulhar em algumas das estruturas de software que estão em voga hoje:

Frameworks de aplicativos da web

1. Angular

Angular é uma estrutura JS de código aberto baseada em texto digitado que facilita a construção de aplicativos na web. O Angular resolve os desafios de desenvolvimento de aplicativos combinando modelos declarativos, injeção de dependência, ferramentas de ponta a ponta e muito mais.

O Angular capacita os desenvolvedores a criar aplicativos que ficam na web, em dispositivos móveis e em desktops.

A popular estrutura de JavaScript é usada em aplicativos e sites voltados ao público, como Google Cloud Platform e AdWords, bem como em muitas ferramentas internas do Google.

Alguns sites populares desenvolvidos com AngularJS são:

  • Netflix
  • Paypal
  • Upwork
  • YouTube
  • Django

Django é uma estrutura de aplicativo da web gratuita e de código aberto escrita em Python. Construído por uma equipe de desenvolvedores experientes, o Django cuida do desenvolvimento da web para que os desenvolvedores possam se concentrar em escrever aplicativos sem reinventar a roda.

Author

prophp