Marketing

Escrever sobre alguns temas, pode se tornar crime?

marketin e crime

Ações de marketing podem ser afetadas com a crescente demanda de censura nas redes sociais e em toda a internet. Será que a verdade vencerá o interesse financeiro?

Brasília. 03/11/2021  | Tempo de leitura 3min23s

 

O marketing é aquela atividade originalmente criada para promover a venda de itens e serviços no mercado, o que é um conceito diferente de propaganda, logo fica claro que marketing trata de um assunto estratégico e propaganda de algo mais pontual.

 

Do ponto de vista de ações de hierarquia, o marketing seria o chefe da propaganda. Propaganda é uma das possíveis atividades do marketing, utilizada para focalizar uma oportunidade iminente e temporária para a aquisição de um item que já está com uma ação de marketing em curso. Um exemplo, seria o lançamento de uma data específica para aquisição de um item específico, por um desconto maior.

 

No segmento de serviços, citando o caso dos transportadora de veículo, esta data promocional onde se oferece descontos mais agressivos é semanalmente às segundas-feiras, data em que os caminhões cegonheiros normalmente partem para seus destinos por todo o Brasil.

Marketing é diferente de propaganda

Outros setores econômicos criam ações pontuais de propaganda durante ações estratégicas de marketing, com a missão de atingir metas de vendas, a propaganda tem esta missão de descobrir onde é que o consumidor estaria concordando em fazer mais negócios.

Descobrir qual o preço que o cliente está interessado em pagar pelo seu produto é considerado uma ação de propaganda, como no segmento de transportadora de veículos, pois estabelece um piso relacionado a custos, então a propaganda é repetida e repetida até que se alcance e um volume de fechamentos que se deseja, deixando de lado outros requisitos, como as taxas de lucratividade possíveis de serem obtidas.

Com a propaganda se deseja sondar o potencial e o interesse, com o marketing se deseja estabelecer a criação de valor. O marketing de excelência não é produzido para promover o engodo, nem sempre ele é peça da inverdade, ele se torna excelente quando entrega uma mensagem que faz sentido quando é referendado pelo consumidor e pelas empresas de mudanças em Brasília

 

O marketing excelente entrega exatamente aquilo que anuncia, em uma peça de marketing excelente trata pouco de números e mais de vantagens para o cliente, o marketing não trata apenas de fomentar mais vendas, mas é a consequência de um marketing bem feito.

Marketing digital, é marketing

Estamos naquela fase da evolução da digitalização econômica, onde não existem mais ações de vendas que não sejam puramente digitais onde termos locais então impactando quem está mais proximo das empresas como movel planejado brasília, então o termo marketing digital começa a ser apenas ação de marketing. Ou seja, quem fez marketing em um jornal impresso a pouco tempo atrás, seria capaz de tocar uma ação de marketing na mais recente rede social.

Por que justamente marketing não é uma ciência da área de tecnologia, é uma cadeira de estudo do desenvolvimento de negócios, então o marketing está além das questões tecnologias sazonais, é uma atividade para além deste tempo.

Conteúdos polêmicos, vendem mais

Criar uma peça de marketing sempre foi uma questão regulada, quanto maior a ação de marketing mais regulada ela é, o estado e seus braços legais sempre estiveram de olho nas ações de marketing ao longo dos tempos, a novidade é que agora estas ações estão em um nível maior, operado por empresas estrangeiras.

Então a censura e adequação da peça de marketing passa a ser censurada automaticamente por algoritmos de avaliação e por denúncias de consumidores e de opositores. O problema é que a propaganda mais eficiente não é exatamente a mais verdadeira, mas a mais controversa. Justamente aquelas que geram mais debates, mais comentários e mais compartilhamentos para as transportadora de motos.

Então, são as ações dos usuários, reagindo a sua peça de marketing publicada na internet, que impulsiona a sua mensagem, olha que dica de ouro é esta, não é o seu orçamento que impulsiona a sua campanha de marketing, mas sim o interesse do cliente.

A cada comentário, a cada compartilhamento ocorre uma aceleração da divulgação da sua campanha, independente do seu orçamento, o que incentiva a criação de ações muito controversas, muitas que tratam de informações sem sentido lógico, mas mais alinhadas com dados controversos.

A tendência é de aumento da censura

Escrever sobre alguns temas, pode se tornar crime? Sim. Como você já deve ter percebido, o marketing é uma ação do mundo dos negócios que gera valor, e que não é utilizada para gerar apenas mais vendas, o marketing vem sendo aplicado para promover idéias diversas, incluindo peças do discurso político.

Ação política associada a um marketing controverso, cria uma realidade paralela que afeta a vida das pessoas, e têm relação com mortes. Um personagem midiático, apoiado por recursos de marketing, podem destruir uma mensagem verdadeira, criando uma narrativa política controversa, para ocupar os espaços de comunicação garantindo mais votos.

Um exemplo de uma peça de marketing controversa, seria por exemplo, criar estruturas e esquemas de promoção de curas para doenças sem cura. É uma ação de marketing digital controversa que distorce a realidade, gerando um debate público, mas com consequências de perda de vidas.

As pessoas doentes desejam se curar, seja de qual for o mal que às alcançou, e para isto teses de curas possíveis e impossíveis são adotadas, justamente pelo discurso político que anseia ser o provedor de curas em troca de votos.

Ronaldo Luis Gonçalves

Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.

Author

prophp