News

5 invenções tecnológicas que revolucionaram o mundo moderno

invenções tecnológicas que revolucionaram o mundo

É correto dizer que a tecnologia muda o mundo, as inovações que ela pode provocar trazem um desenvolvimento fantástico na história da humanidade. É fato inegável que o desenvolvimento da tecnologia é responsável por modificar a sociedade em todos os aspectos, modificando as relações entre os indivíduos, seu trabalho e sua vida pessoal.

O setor de indústria e comércio foi a área que mais se desenvolveu graças à tecnologia, sendo capaz de ser muito mais produtivo graças à automação gradativa dos processos industriais. Hoje em dia, setores que desenvolvem novas tecnologias, como desenvolvimento de softwares de segurança, análise de dados e até desenvolvimento de jogos online têm ganhado uma relevância muito maior em relação aos demais setores econômicos.

Em relação a esse último segmento citado (desenvolvimento de jogos), existem inúmeros exemplos do crescimento dele, como é o caso das plataformas que oferecem desde streaming sobre o universo, até os jogos em si por assinatura. Jogos de apostas também entraram nessa recentemente, envolvendo até mesmo jogos de roleta ao vivo e outros do segmento para adultos, que possuem um valor de mercado de quase 70 bilhões de dólares.

De qualquer forma, podemos concluir que não é por acaso que as revoluções tecnológicas são tão importantes para o desenvolvimento da humanidade, a sua relevância para movimentar a economia e realocar os recursos, foram e ainda são o grande motor do progresso mundial. Abaixo, nós selecionamos as 5 grandes invenções que mudaram todo o panorama mundial pós Segunda Guerra e fizeram revolução. Veja quais são:

ENIAC: o primeiro computador do mundo

O ENIAC, sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, foi o primeiro computador eletrônico de grande escala, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo gastos 500 mil dólares para sua construção.

Ele foi o primeiro grande projeto que daria origem a todas as máquinas modernas, era tão grande que era necessário uma sala inteira para a sua instalação, pois pesava cerca de 30 toneladas e ocupava 180m². Seu sistema operacional funcionava através de uma equipe de funcionários do exército, com o objetivo de cálculos precisos para trajetórias táticas que seriam percorridas.

O surgimento da Microsoft

No final dos anos 70, Bill Gates fundou a Microsoft, empresa que também começou a desenvolver computadores pessoais. No início, Gates utilizou ideias de outras máquinas para construir suas próprias, desenvolvendo um dos primeiros e mais bem sucedidos sistemas operacionais, o MS-DOS, muito perto dos desenvolvidos por Steve Jobs.

Por isso, Bill Gates criou uma parceria com Jobs, copiando toda a tecnologia gráfica da Macintosh para um novo sistema operacional: o Windows. Nem é preciso dizer o quanto a criação do Windows impactou todos os mercados de forma simultânea, sendo uma das maiores criações tecnológicas do mundo moderno.

A invenção da Internet

A primeira rede mundial de computadores foi a World Wide Web, criada em 1992 pelo cientista Tim Berners-Lee. Ele também foi o criador do HTML, uma linguagem de programação usada na criação de sites, e do HTTP, protocolo que estabelece as conexões da internet para o mundo inteiro.

Após a sua criação, a difusão da rede foi enorme. Em 1993 foi anunciado que a internet seria pública e isenta de taxas para usar e criar qualquer tipo de projeto online, disponibilizando o acesso para os usuários em geral com a criação de comunidades e interação entre as pessoas.

Hoje, o PHP é a linguagem mais usada em sites em todo o mundo.

Smartphones

O pioneiro dos smartphones (celulares com tecnologias avançadas) foi o BlackBerry 5810, lançado nos anos 2000. Ele reunia telefone e organizador pessoal em um só aparelho, podendo enviar mensagens, receber ligações, fazer anotações e ouvir músicas.  Durante anos, BlackBerry e Nokia dominaram o mercado até o lançamento do iPhone pela Apple, em 2007.

De lá pra cá, os smartphones se tornaram um item quase obrigatório para todas as pessoas, ganhando uma importância enorme pela sua praticidade e fácil acesso a diversas funções.

A Inteligência Artificial

O termo “inteligência artificial” foi criado em 1956, mas foi popularizado apenas nos dias de hoje graças ao crescente volume de dados disponíveis, algoritmos e armazenamentos computacionais.

Com ajuda da Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning, Business Intelligence e outras, o IA tornou informações acessíveis e automatizou processos que hoje são usados para diversos campos, como na ciência e tecnologia. Um exemplo são os carros autônomos e drones que transportam pessoas, que já estão sendo criados pela Tesla e Google, sem precisar da interferência humana.

Author

prophp