Não faltam razões pelas quais o marketing digital se tornou tão proeminente como é. A internet surgiu em nossas vidas diárias de uma forma que era impensável há poucas décadas. Por sua vez, já na era digital, as empresas em todo o mundo precisam se diversificar e se manter à frente da concorrência cada vez maior . Entre os novos meios de publicidade, a mídia social em particular surgiu como uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing. No entanto, toda estratégia de marketing de mídia social de sucesso deve invariavelmente começar com a seleção da plataforma de mídia social adequada. Neste artigo, então, discutiremos como escolher o canal de mídia social certo para o sucesso de sua empresa.
Por que o marketing na mídia social certa pode valer a pena
Antes de começar a ponderar a estratégia de marketing de mídia social de alguém, pode- se perguntar se ela realmente tem mérito, para começar . Os dados sugerem que sim.
A expansão da Internet e da mídia social
De um utilitário bastante específico, a Internet cresceu e se tornou um bem doméstico nos últimos anos. Apenas 16% da população mundial o usava em 2005, mas o número cresceu de forma impressionante para 53% hoje. Em números, são aproximadamente 4,4 bilhões de pessoas – e o número só deve crescer.
Por sua vez, mais de 70% de todos os usuários da Internet usam mídias sociais. Isso é aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas ou cerca de 45% da população mundial . Assim, as mídias sociais já fornecem um vasto público potencial para campanhas de marketing – desde que se saiba como escolher o canal de mídia social certo para melhor acessá-lo.
Os méritos do marketing de mídia social
Além do vasto público potencial que as mídias sociais fornecem, o marketing nas redes sociais tem méritos notáveis.
Custo-efetividade
Em comparação com a mídia tradicional, a mídia social é uma forma de publicidade inegavelmente lucrativa . Em termos de custo por mil impressões (CPM), é mais de 10 vezes mais barato anunciar nas redes sociais do que na TV aberta. Da mesma forma, 2,5 $ nas redes sociais equivalem a 16 $ na imprensa. Com isso em mente, saber como escolher o canal de mídia social certo pode maximizar o retorno do investimento (ROI).
Interações únicas com seu público
Além disso, a mídia social oferece opções de interação únicas que a mídia tradicional, por definição, não pode. Pesquisas, enquetes, concursos, brindes e até mesmo transmissões ao vivo e AMAs – a mídia social pode elevar seus esforços de marketing a novos patamares.
Um público engajado
Por último, é vital observar que as mídias sociais não fornecem apenas um vasto público potencial. Em vez disso, a maioria dos usuários de mídia social busca ativamente se envolver com as marcas . Em números, a pesquisa tende a quantificar essa maioria entre 70 e 85% – esse não é um pool de clientes passivos. Se você souber como escolher o canal de mídia social certo para sua empresa, alcançará um público engajado.
Como escolher o canal de mídia social certo
Depois de discutir o vasto potencial das mídias sociais, pode-se perguntar como escolher o canal de mídia social certo . Pode ser atraente simplesmente escolher aqueles com a maior base de usuários ativos, mas esse não pode ser o único critério. Em vez disso, você deve considerar os seguintes fatores:
- Quais são as características de cada plataforma?
- Quais são os principais dados demográficos de cada plataforma?
- Como seu conteúdo alcançará os feeds do seu público?
Portanto, você deve considerar qual canal de mídia social é mais adequado para a imagem da sua marca . Considere quais características de cada plataforma são mais adequadas ao seu produto e como seus dados demográficos se sobrepõem ao seu público-alvo . Embora uma base de usuários maior definitivamente ajude, não é o único fator decisivo.
1. Defina suas metas de marketing
Como a primeira etapa, você deve estabelecer o propósito de estar nas redes sociais. Seus objetivos de marketing irão variar de acordo com as necessidades de sua marca, e nem todas as mídias sociais estão equipadas para eles . Considere como cada plataforma de mídia social pode atingir seus objetivos; por exemplo, uma plataforma sensível ao tempo como o Twitter pode facilitar melhor o reconhecimento da marca , o envolvimento e a retenção de clientes, mas pode ficar para trás em plataformas como o Facebook em termos de conversões e vendas.
2. Escolha o canal de mídia social certo para seu público-alvo
Além disso, você definitivamente deve apontar seu público-alvo com a maior precisão possível de antemão. Ao pesquisar como escolher o canal de mídia social certo, é vital que seu público-alvo corresponda aos principais dados demográficos da plataforma o mais próximo possível . Considere as estatísticas a seguir sobre as três principais plataformas de mídia social, por exemplo, observando como elas são semelhantes em termos de idade do usuário, mas diferem substancialmente em termos de gênero do usuário.
Dos 2,5 bilhões de usuários ativos mensais do Facebook, 54% são mulheres e 46% são homens. A maioria dos usuários tem entre 18 e 49 anos e 96% deles acessam o Facebook por meio de dispositivos móveis.
Dos 335 milhões de usuários ativos mensais do Pinterest, 71% são mulheres. A idade média do usuário é 40, enquanto a maioria dos “pinners” ativos tem menos de 40 anos, e 85% deles usam o aplicativo móvel do Pinterest.
Dos 330 milhões de usuários ativos mensais do Twitter, 34% são mulheres e 66% são homens. A maioria dos usuários tem entre 18 e 49 anos e 80% deles usa dispositivos móveis.
3. Fique de olho na competição
Como acontece com todas as estratégias de marketing, é aconselhável ficar de olho nos concorrentes . Embora as marcas deles não sejam idênticas às suas, é altamente provável que você compartilhe públicos muito semelhantes. Assim, você pode examinar quais plataformas eles estão usando e com quais resultados. Se as estratégias deles não produzirem os resultados que você está procurando, você saberá quais estratégias e plataformas pode ser melhor evitar. Por outro lado, se seus esforços valerem a pena, você terá uma indicação de como proceder. Claro, você não deve copiar seus concorrentes ao pé da letra – seu objetivo deve ser diversificar-se. Ainda assim, o curso de ação deles deve ajudar a fornecer insights sobre o que funciona para o seu setor e seus dados demográficos.
4. Escolha o canal de mídia social certo para o seu conteúdo
Por fim, você deve observar qual conteúdo é mais adequado para sua marca . O conteúdo visualmente estimulante é inegavelmente poderoso, mas o conteúdo exato que você produz varia. Diferentes tipos de conteúdo, de vídeos a infográficos, exigirão diferentes conjuntos de habilidades e orçamentos para serem produzidos , e diferentes plataformas terão um foco melhor em diferentes tipos de conteúdo. Por exemplo, o YouTube é muito mais adequado para vídeos do que o Twitter, enquanto o Instagram e o Pinterest se prestam muito mais ao compartilhamento de imagens cativantes do que o LinkedIn. Você deve manter este fator final importante em mente ao tomar sua decisão.