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Como se tornar autoridade no seu segmento?

Quem nunca sonhou em ser famoso, que atire a primeira pedra.

Seja no ranking da Billboard, na Calçada da Fama, no horário nobre da televisão, nas músicas mais tocadas do rádio, no Guiness Book, na Forbes, na política, no Youtube ou no Instagram, todo mundo já sonhou em ter um lugar de destaque e reconhecimento.

O motivo que faz uma pessoa desejar estar no topo de alguma coisa pode ser financeiro ou por um propósito específico, mas o fato é que não dá para contar apenas com a sorte para chegar lá.

Quem quer se tornar uma referência ou um exemplo em qualquer segmento, seja no mundo real ou no digital, precisa ter em mente que vai precisar trabalhar muito e se dedicar fortemente ao seu propósito.

Aprender é mais importante do que ensinar

Seja no marketing digital ou no mercado de varejo online ou tradicional, um dos erros mais comuns é querer ensinar alguém enquanto se tem apenas conhecimento superficial sobre um assunto.

Não são poucos os gurus do mercado que nunca estiveram à frente de uma operação.

Bruna Bozano, CEO da loja santista de semijoias Joias Boz, e da atacadista Folheados no Atacado, consultora de negócios há mais de uma década corrobora com essa opinião: “-Claro que é mais fácil dar conselhos sobre uma operação do que fazê-la funcionar de verdade. Quem tem um e-commerce pode ouvir especialistas de todas as áreas, mas no final do dia, muitas vezes é o próprio empresário que vai conferir estoque, embalar encomenda por encomenda, atender o whatsapp, lidar com as reclamações do dia a dia. A verdadeira referência não é quem fala, é quem faz”.

Em tempos de gurus e coachings, aparecer bem no vídeo pode parecer mais importante do que saber fazer, mas quando todas as ilusões do marketing acaba, só os que realmente podem entregar resultado e fazer a diferença permanecem, por isso, aprenda o máximo que puder.

Se você vai trabalhar no mercado de joias, por exemplo, aprenda sobre pedras, sobre metais, sobre marcas, sobre tradição.

Antes de se preocupar em ser ter uma garota propaganda famosa usando os brincos e anéis da sua marca, seja você um grande conhecedor do que está fazendo.

Se você pretende ser um líder do segmento de marketing digital, conheça a história por trás de cada uma das redes, de seus fundadores, de suas situações no mercado global, de suas contradições.

Não basta dominar a ferramenta para uso técnico, isso é o mínimo que se espera de qualquer gestor, ainda que intermediário. Você precisa ter certeza que estará pronto para responder qualquer pergunta com firmeza e que seu interlocutor poderá checar suas respostas e confirmará que você sabe do que está falando.

O aprendizado de um líder nunca termina. Você precisa saber o que está acontecendo no presente e no passado e tentar ter uma mínima ideia do que está prestes a acontecer. Isso não se trata de futurologia e sim de leitura de mercado e é possível fazer.

Cerque-se de pessoas competentes

Dizer que ninguém faz nada sozinho pode parecer um grande clichê, mas é a mais pura verdade.

Para se tornar referência em um mercado, seja qual for, primeiro você precisa ser referência para pessoas próximas a você.

Cerque-se de pessoas que saibam mais do que você sobre assuntos correlatos e não tenha medo de deixa-las brilhar.

Se você quer ser uma referência no varejo, precisa ter a melhor equipe.

Se quer ser um grande influencer, precisa ter um bom editor ou um bom fotógrafo.

Se quer ser um líder do marketing, precisará de bons redatores e outros profissionais com você.

Incentive as pessoas, faça com que elas vejam que estar ao seu lado é ter a oportunidade de crescer e se desenvolver.

Não tente brilhar mais do que ninguém. As pessoas que estão perto de você devem ser um espelho para que a sua “luz” reflita em mais lugares e é assim que sua trajetória começará a ter reconhecimento.

Não tenha medo de pagar bons salários e oferecer boas recompensas.

Se no seu negócio não for possível recompensar as pessoas financeiramente, dê a elas incentivos:

  • Se você tem uma marca de roupas, dê roupas ou vale compras.
  • Tem uma loja de semijoias, dê vales ou presentes em épocas especiais.
  • Tem um restaurante, ofereça um convite para que o seu funcionário leve a família para jantar.
  • Tem um ecommerce de qualquer segmento, ofereça uma publicação de reconhecimento aos seus colaboradores nas mídias sociais.
  • Tem um canal no Youtube, ceda espaço para que seus colaboradores divulguem os próprios canais ou outros trabalhos que eles queiram divulgar.

A generosidade não é só algo que faz bem emocionalmente, ela também deixa claro que você está em posição de liderança, porque se você está oferecendo algo de bom grado às pessoas, é porque você tem algo a oferecer e todo mundo conseguirá perceber isso, mesmo que essa não seja a sua intenção inicial.

Globalize-se

Talvez você já tenha consumido todo o conteúdo que te interessa no Youtube e já esteja inscrito em todos os canais que encontrou sobre  o seu segmento.

É possível que você já tenha lido diversos livros e feito diversos cursos também.

O fato é que o Brasil não é um dos países mais desenvolvidos tecnologicamente e muito do que chega aqui está “atrasado” em relação a outros países europeus e americanos.

Se você quer estar a um passo a frente, globalize-se.

Faça pesquisas em inglês, tanto no Google quanto no Youtube e se não for fluente no idioma, procure fazer a tradução, já possível em diversas ferramentas da internet, inclusive do próprio Google.

Buscar conhecimento no exterior fará com que você já esteja a um passo a frente de muitas pessoas no nosso país e sim, é perfeitamente possível você aplicar ou ensinar o que é aprendido lá fora, antes que outra pessoa faça isso.

Converse

Um dos erros mais comuns de quem tem conhecimento sobre algo é querer proteger as informações, reter o conhecimento, esconder os projetos.

Veja: os maiores líderes do mundo, inclusive Elon Musk e empresas como o Mc Donalds, não tiveram medo de revelar seus segredos.

Ao fazerem isso, deixam claro que a questão não é O QUE FAZER e sim COMO FAZER, que faz a diferença.

Faça contatos, compartilhe informações, proponha parcerias, seja humilde e não tenha medo de ser passado para trás.

A princípio, você precisará procurar pelas pessoas que estão a sua frente, que sabem mais do que você.

Não tenha medo de ouvir não.

Com o passar do tempo, você perceberá a inversão dos papeis e notará que não é mais você quem procura.

As pessoas se sentem confiantes quando estão falando com uma pessoa generosa.

Você receberá muitas propostas, será procurado por pessoas que precisam de conselhos, será ouvido.

Nesse momento, ainda que a recompensa financeira não esteja formatada, seu objetivo já estará alcançado.

Você já terá se tornado um líder no seu segmento, ainda que para poucas pessoas.

O processo de ampliar o público que acredita no seu trabalho, nada mais é do que repetir os passos acima exaustivamente.

Certamente, se persistir, você se tornará referência no que quiser.

Sucesso!

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prophp