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O que é Funil de Vendas e qual sua importância para as vendas

Funil de Vendas

O marketing digital trouxe diversas estratégias eficazes para auxiliar as empresas a mudarem a sua forma de produzir, se relacionar e vender. Uma dessas estratégias é o famoso funil de vendas

 

O funil de vendas é uma das estratégias mais vistas hoje em dia na maioria das empresas que investem no marketing digital, ele apresenta resultados promissores e importantes para a equipe.

 

Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o funil de vendas e como ele é importante para a sua empresa. 

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma estratégia dentro do marketing digital que visa a jornada do cliente, ou seja, todas as ações que o usuário tem desde o primeiro contato com a sua marca até o momento de compra. 

 

A função dele é saber os comportamentos de uma pessoa durante o momento da compra, é saber se essa pessoa conheceu a sua marca por meio de um conteúdo orgânico ou de um impulsionamento pelo Instagram Ads.

 

Os três estágios do funil de vendas

Para explicar ainda melhor, pense em um funil convencional. Ele possui uma parte maior no topo e vai diminuindo até o final.

 

O funil de vendas também funciona assim, possuímos um topo bem aberto para todos os perfis e desejos, conforme o público vai descendo ele fica mais filtrado.

 

Então, vamos aos estágios:

Topo

O topo do funil, normalmente, se trata do primeiro contato do público com o seu produto, e esse contato é feito por meio de conteúdos de qualidade e valor que agregam na vida deles e os ajudam a esclarecer dúvidas.

 

Vamos supor que um leitor está a procura de um curso ensinando sobre como anunciar no Google Ads, e encontra um artigo seu explicando sobre este procedimento.

 

O leitor vê confiança no seu trabalho e cria uma relação com a sua marca, pois foi você quem o ajudou a solucionar um problemas e esclarecer dúvidas que ele tinha. 

 

Para este estágio é muito recomendado a criação de blogs e perfis nas redes sociais para a sua marca.

 

Visto que por essas plataformas você consegue produzir conteúdos em diversos formatos, gratuitos e informativos para os seus possíveis clientes.

Meio

O meio do funil já é um estágio onde as pessoas tomam alguma atitude por livre e espontânea vontade para estar ainda mais por dentro da sua marca e do seu serviço.

 

Por exemplo, o seu possível cliente que leu um artigo no seu blog resolve assinar uma newsletter ou adquirir um e-book gratuito sobre como funciona o Facebook Ads.

 

Essas pequenas atitudes já mostram que o usuário possui um interesse grande sobre determinado assunto, e a compra do seu serviço ou produto pode se tornar ainda mais fácil. 

 

Para isso, recomendamos que você crie uma aba de newsletter no seu blog ou forneça um e-book gratuito, dessa forma, você consegue ver quem realmente está apresentando interesse em adquirir o seu produto ou serviço. 

Fundo

O fundo do funil é o momento mais esperado pelo empreendedor, é finalmente o momento da compra. Quando o seu cliente procurou e comprou serviço e optou pelo seu.

 

Muitos acham que essa parte é a final, que aí acaba o seu trabalho e a estratégia de funil de vendas, e quem pensa assim se engana completamente.

 

Mesmo conseguindo fazer a venda só seu produto ou serviço, é necessário manter este cliente por perto para que ele continue consumindo de você e indicando o seu serviço para outras pessoas. 

 

Para que isso, usamos um outro conceito dentro do marketing que é o inbound marketing.

O que é inbound marketing? 

O inbound marketing é uma estratégia que casa perfeitamente como funil de vendas por terem pilares muito parecidos e visam o mesmo objetivo.

 

Dentro do inbound marketing, os pontos mais importante são:

 

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

 

Portanto, vemos que aqui temos tópicos muito parecidos com os apresentados no funil. 

 

Como falamos, muitos pensam que após a venda o trabalho acabou, e não, você precisa encantar este cliente, ou seja, continuar mostrando o valor e a importância dele para o seu negócio.

 

Por isso, mantenha um contato constante com os seus clientes através das redes sociais e e-mails. Isso mostra como você se importa com eles e preza pelo relacionamento e comunicação entre empresa e consumidor.

 

Isso cria ainda mais confiança no seu cliente para que ele continue consumindo de você e ainda indique a sua marca para outras pessoas.

Considerações finais

Esperamos que a maioria das suas dúvidas em relação ao funil de vendas tenham sido esclarecidas.

 

Lembre-se de que os resultados não aparecem do dia para a noite, mas com esforço e constância ele irá surpreender você e sua equipe.

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prophp