Marketplace é um site onde lojistas, seja no varejo ou atacado e de vários segmentos expõem seus produtos para vendas, como uma vitrine online, onde todos têm fácil acesso a seus bens e serviços prestados.
A palavra de origem inglesa é uma junção de market que significa mercado e place que significa lugar, ou seja, é o lugar para vendas de mercado. Adiante vamos falar mais sobre o que é marketplace e suas vantagens de negócio.
Essa nova plataforma de vendas surgiu em 2012 e sua procura só vem aumentando, tornando empresas como Uber, Netshoes, Submarino, Lojas Americanas dentre muitos outros, um enorme sucesso de crescimento em vendas de produtos e serviços.
Tipos de marketplace e seus modelos de negócio
Divididos em duas formas: marketplace de serviços e marketplace de produtos.
- Marketplace de serviços
Uni profissionais ou empresas prestadores de serviços, com clientes finais que necessitam de determinado tipo de serviço, método que vem crescendo bastante. O marketplace de prestação de serviços possui uma característica, onde clientes vendem e compram tendo uma experiência de negócios diferenciada e até customizada.
- Marketplace de produtos
Uni lojas ou pessoas que vendem de forma física e online com clientes que desejam comprar esses produtos vendidos.
Dentro de cada tipo de marketplace temos modelos de negócio possíveis que são:
Marketplace de serviços por Transação: é o modelo mais comum que usamos no dia a dia. Um exemplo, o Uber, que se enquadra como serviço de transação, seu tipo é de serviços, conecta motorista (prestador do serviço), com passageiros (clientes). E sua transação é por meio de pagamento entre as partes, tendo uma comissão sobre cada venda na plataforma.
Marketplace de serviços por Orçamento/Negociação: Também chamado como negociação, neste modelo de marketplace o prestador de serviços cadastra seu perfil e portfólio e aguarda a solicitação de possíveis clientes. Chegando a notificação de um cliente inicia-se a negociação de orçamentos, prazos, preços e qualidade dos serviços prestados.
Marketplace de serviços por Aluguel: Aqui nesse modelo o cliente aluga um quarto de uma pessoa comum, o pagamento é feito por transação, um exemplo é o serviço prestado pelo site Airbnb.
Marketplace de produtos por Transação: Algumas empresas como Mercado Livre, Amazon, Aliexpress seguem esse modelo de negócio, onde recebem por cada transação realizada no site.
Marketplace de produtos por Anúncio: Esse tipo é o mais difícil dentre todos os modelos de marketplace, mas é o que pode gerar maior lucro. Aqui não há vendas de produtos e sim de anúncios, ficando responsáveis por atrair clientes que visitem seus anunciantes. Empresas como Google, OLX adotam essa estratégia.
Como vender no marketplace
Antes de sair vendendo seu produto ou serviço pelo marketplace crie uma loja virtual, mesmo tendo essa parceria é importante ter a seu próprio espaço. Assim seu negócio terá uma história, uma identidade exclusiva, sendo o centro de visualização, ocupando uma maior visibilidade para sua marca. Com uma loja virtual, poderá criar as redes sociais de sua marca, conseguir uma posição digital forte e permanente e ter outros tipos de estratégias.
Quais as vantagens de vender pelo marketplace?
Agora que já sabemos o que é marketplace, vamos entender como vender produtos e serviços e suas vantagens. O marketplace é um site para vendas, onde se tem um produto ou serviço para tal.
De maneira muito simples e fácil basta cadastrar o que quer vender e pronto só esperar que sua venda seja realizada, quando o cliente faz a compra o marketplace mandará uma notificação solicitando o envio para o cliente final e em seguida receberá o pagamento pela transição feita na plataforma. As vantagens são muitas, como:
- Ter sua marca publicada na internet, mesmo que seu negócio ainda não possua um site próprio;
- Poder divulgar seus produtos de forma simples e fácil;
- Realizar transações de maneira ágil;
- É uma plataforma online conhecida por muitos clientes;
- Possui um excelente fluxo;
- A plataforma conta com estratégias de marketing e propaganda;
- É popular dentre os variados segmentos do mercado;
- Experimentar outros modelos de negócio para sua marca;
- Presença constante do seu público alvo.
Para sua inspiração em começar na plataforma listo aqui algumas empresas de sucesso que usam marketplace em seus negócios e que tiveram um crescimento em vendas nos últimos anos:
- Mercado Livre;
- Amazon;
- OLX;
- Marketplace da Magazine Luiza;
- Enjoei;
- Marketplace da Netshoes;
- Marketplace do Facebook;
- Marketplace da Dafiti.
Claro que existem muitas outras empresas que estão crescendo dentro da plataforma marketplace, aqui foram citadas algumas. E nada melhor para entender o que é o marketplace, é pôr em prática tudo que vimos nesse artigo, que além das dicas trouxemos também as suas vantagens de vender pelo marketplace, para que assim seu negócio deslanche e tenha sucesso de crescimento.
Esperamos que essa lista dos melhores sites de vendas tenha motivado a começar, ter uma direção, e decidir qual o melhor modelo para sua empresa. Caso tenha gostado de entender mais sobre o que é o marketplace, com suas vantagens de vendas compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares!