SEO

Objetivos de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO fundo madeira

Agora faz parte da vida cotidiana: você quer saber mais sobre um determinado assunto na Internet e digitar o termo de pesquisa na linha de entrada no Google, Bing ou DuckDuckGo. Os primeiros três hits são aqueles em que você clica primeiro – talvez você considere apenas os primeiros dez hits no máximo. Para as empresas, isso significa que eles só são visíveis para os clientes se forem empurrados para o topo das classificações do Google and Co.. E isso não é coincidência, mas o resultado do SEO: otimização de mecanismos de busca. Mas como esse método pode ser usado de forma otimizada? Neste artigo, explicamos o que é SEO , quais áreas ele abrange e por que o SEO é tão importante para as empresas .

O que é SEO?

Alcançar uma posição de destaque nas buscas do Google – se possível do 1º ao 3º lugar: esse é o objetivo de todas as empresas que estão na Internet. Para alcançar essas primeiras posições , você precisa de uma boa estratégia de marketing online. Search Engine Optimization – SEO para abreviar – faz parte dessa estratégia. O objetivo é tornar seu próprio endereço proeminente no Google por meio de melhorias técnicas e de conteúdo .

Definição de SEO (Wikipédia)

A Wikipedia define SEO da seguinte forma:

Search engine optimization (SEO) refere-se a medidas que servem para aumentar a visibilidade de um site e seu conteúdo para os usuários de um mecanismo de busca na web . A otimização refere-se à melhoria dos resultados não pagos no ranking orgânico do motor de busca ( Natural Listings ) e exclui o tráfego direto e a compra de publicidade paga. A otimização pode segmentar diferentes tipos de pesquisa, incluindo pesquisa de imagens, pesquisa de vídeo, pesquisa de notícias ou mecanismos de pesquisa verticais .”

Portanto, SEO não é comprar os três primeiros lugares no mecanismo de busca. SEO lida com busca orgânica. De acordo com o lema: melhor conteúdo – melhor lugar.

Diferenciação entre SEO e SEA

No marketing na internet, as siglas usadas às vezes podem ser bastante confusas. Mas, se você olhar mais de perto, não é tão difícil: SEM significa Search Engine Marketing – então é um termo abrangente para todos os tipos de marketing de mecanismos de busca. O SEM é dividido em dois ramos: SEA (Search Engine Advertising) e SEO (Search Engine Optimization). A palavra “publicidade” em SEA já sugere isso: SEA é sobre publicidade paga. Os sites que usam SEA são exibidos no topo das pesquisas do Google – mas ao lado deles está a nota “Publicidade”. Isso desencoraja alguns usuários e eles não clicam na página. No entanto, uma empresa pode se tornar visível no ranking dessa forma – desde que pague por isso.

SEO, por outro lado, é a otimização de mecanismos de pesquisa projetada para o longo prazo . A posição no ranking do Google não é paga, mas conquistada pela qualidade.

otimização de mecanismos de pesquisa
otimização de mecanismos de pesquisa

Diferentes áreas de SEO

Antes de nos aprofundarmos um pouco mais, uma coisa deve ser dita com antecedência: vincular seu próprio conteúdo a outros sites é tão importante em SEO quanto otimizar seu próprio site. A otimização fora da página cria uma rede que o algoritmo reconhece como um recurso de qualidade da página .

O SEO pode ser dividido em duas áreas principais : otimização on-page e otimização off-page.

Otimização na página: Este termo resume todas as medidas que afetam a própria página – ou seja, tudo o que acontece diretamente na página. Um site de qualidade oferece ao visitante conteúdo interessante e uma experiência de usuário tecnicamente sólida . O conteúdo da página carrega sem problemas – também no celular – e o usuário encontra facilmente as informações que lhe interessam. As palavras-chave são distribuídas de forma otimizada na página e no chamado snippet, ou seja, o “título” nos hits do Google.

Otimização offpage: Este termo descreve a construção de links, o chamado link building . A popularidade de um site aumenta ao vincular a página ou o conteúdo individual em outros sites. Pode funcionar assim, por exemplo: uma empresa de cosméticos fornece um texto sobre dicas de maquiagem que é publicado em uma página de conselhos para idosos. Há um link no texto que leva ao site da empresa de cosméticos. Para a página de conselhos, o texto é uma boa otimização na página porque oferece conteúdo relevante para seus leitores. Para a empresa de cosméticos, o texto é uma otimização fora da página porque seu site está vinculado.

Conforme indicado acima, a otimização na página e fora da página tem tudo a ver com o algoritmo . Em última análise, isso determina qual resultado de uma consulta de pesquisa é listado no topo. Os provedores de mecanismos de pesquisa não anunciam publicamente os fundamentos da programação. No entanto, alguns dos fatores sobre os quais os algoritmos funcionam são agora conhecidos. Os três fatores mais importantes para o algoritmo são:

  • Qualidade e utilidade do conteúdo: Se o usuário ganha com o conteúdo de uma página, ele fica mais tempo. O algoritmo pode calcular isso e classificar a página ainda mais. Portanto, o conteúdo é extremamente importante em SEO.
  • Relevância das palavras-chave: Se o site contém as chamadas palavras- chave, ou seja, palavras-chave inseridas pelo usuário, a página é listada mais acima.
  • Backlinks: Uma página recomendada por outros sites contém uma melhor posição orgânica. Isso significa que os links desempenham um papel importante.

Os objetivos do SEO

Como mencionado acima, o principal objetivo do SEO é obter uma posição de destaque nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Os snippets mencionados acima também são importantes aqui: os títulos que são exibidos como hits no mecanismo de busca. Eles devem ser formulados de tal forma que o usuário clique neles, se possível. Portanto, é apenas uma questão de atender às expectativas do usuário na medida do possível : se ele inserir um termo de pesquisa, o snippet deverá corresponder a ele. Se ele clicar no snippet, o conteúdo da página deverá corresponder.

Se o usuário estiver satisfeito, isso afeta a taxa de cliques e, portanto, positivamente no ranking da página. Portanto, o objetivo geral do SEO é trazer visitantes mais satisfeitos ao seu site por meio da pesquisa orgânica.

Por que o SEO é tão importante?

Agora esclarecemos o que realmente é SEO e quais áreas ele inclui. Agora vamos ver por que SEO é tão importante para as empresas.

  • Aquisição de clientes: Se ninguém conhece o site, nenhum novo cliente será adquirido. O SEO garante que o site seja encontrado por clientes em potencial e o número de visitantes aumente. Com SEO, o conteúdo do site é otimizado – isso, por sua vez, significa que o site é classificado melhor e listado mais alto. Isso torna mais fácil para eles encontrarem pessoas. Então SEO inicia um círculo virtuoso.
  • Foco no grupo-alvo: Ao pesquisar, o usuário digita palavras-chave específicas – para que tenham um interesse e um objetivo específicos. Por exemplo, se um usuário digitar “melhores batons veganos”, seu interesse é muito específico. Uma empresa de cosméticos que otimizou seu site por meio de SEO pode captar o cliente em potencial com o snippet certo nos resultados da pesquisa. Se o cliente também estiver satisfeito com o conteúdo da página, a empresa de cosméticos fez tudo certo em termos de SEO.
  • Gestão de publicidade sustentável e econômica: Ao contrário da publicidade comprada, o SEO oferece um efeito duradouro. Pode demorar um pouco para que as medidas de SEO entrem em vigor – mas elas são extremamente eficazes e duradouras. E ainda por cima: muito mais barato do que os anúncios pagos mensais.
  • Reconhecimento da marca: uma boa gestão de SEO pode aumentar significativamente o reconhecimento e o valor da marca. A listagem mais proeminente nos motores de busca aumenta a confiança na marca e o produto ou serviço é divulgado.

Conclusão

SEO significa otimização em relação aos motores de busca na internet. Certas medidas, como otimização on-page e off-page, garantem que o algoritmo do mecanismo de pesquisa liste uma página específica como um dos primeiros hits. O SEO é uma ferramenta importante no marketing online e, portanto, essencial para que as empresas estabeleçam sua marca na Internet a longo prazo e de forma sustentável.

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